Todos os meses dezenas de pessoas nos procuram, preocupadas, dizendo que sofreram uma oposição que o INPI emitiu alguma exigência para ser cumprida, ou pior, perderam algum prazo e tiveram sua marca arquivada. Mas, como acompanhar pedido de registro gratuitamente?
Neste post, vou te dizer como acompanhar seu pedido de registro de marca sem custo (para registro de patente e de desenho industrial também funciona da mesma forma).
Se você ainda não entrou com seu pedido de registro de marca no INPI, confira o tutorial completo nesse artigo:
Afinal, como acompanhar pedido de registro gratuitamente?
Basicamente, existem duas formas:
- Manualmente pela RPI (Revista da Propriedade Industrial), divulgado toda terça-feira no site do INPI.
- Pelo sistema automático de acompanhamento disponibilizado pelo INPI.
Qual a importância de acompanhar a marca?
Bem, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) não manda carta, e-mails, muito menos liga para você se houver qualquer pendência com seu pedido de registro de marca. Há apenas a publicação dos despachos semanalmente, às terças-feiras, na RPI (Revista da Propriedade Industrial).
E em cerca de 28% dos processos, durante a tramitação da marca até sua fase final, acontece algum evento que demanda providências, entre esses eventos estão:
- Oposições (60 dias para argumentar contra)
- Sobrestamentos (prazo variável)
- Exigências formais (até 5 dias para regularizar)
Para saber mais sobre prazos, leia esse artigo que trata em mais detalhes sobre o assunto.
Mas tem uma coisa que 100% dos titulares de pedidos de registro de marca, passíveis de deferimento, terão que fazer: pagar a taxa do primeiro decênio de vigência de registro de marca e expedição de certificado de registro. É nessa fase que acontece a maioria dos indeferimentos dos processos de quem não segue umas das duas dicas que mencionei no começo.
Ou seja, nesses casos há o arquivamento definitivo de pedido de registro por falta de pagamento da concessão.
O grande motivo: não há prazo para o deferimento do pedido de registro, ou seja, o pagamento da taxa pode ocorrer numa data entre 18 a 30 meses do início do processo (aí fica difícil mesmo!).
E o pior, se não forem cumpridas as exigências formais ou se não forem pagas as taxas em tempo hábil, a marca será arquivada definitivamente, isso mesmo, não haverá mais nada a ser feito, a não ser começar todo o processo de registro do zero (imagina o transtorno e prejuízo…).
Leia esse artigo onde trato com mais detalhes sobre a importância do acompanhamento no processo de registro de marcas.
Por que contratar uma empresa para acompanhar meu pedido de registro?
O fato é que nos casos em que o prazo legal ainda não se esgotou, conseguimos reverter a situação em favor do cliente.
Mas, infelizmente, nos casos em que o prazo já havia expirado, não há o que fazer. A marca é arquivada definitivamente. Por isso, a importância em acompanhar o processo da melhor maneira possível.
O push-inpi é uma boa forma de realizar esse acompanhamento (muito melhor que acompanhar manualmente toda terça-feira no site do INPI).
Assista ao vídeo a seguir para entender melhor os dois processos para acompanhamento do registro da sua marca:
Mas, o próprio INPI deixa claro que push-inpi NÃO substitui a leitura manual da RPI. Ou seja, a solução gratuita do INPI não garante 100% de confiabilidade necessária no acompanhamento do pedido de registro do seu pedido de registro.
Devido a essa fragilidade da solução do INPI, é altamente recomendável que ou você acompanhe manualmente seu processo de registro toda terça-feira por cerca de três anos, a contar da data do protocolo, ou você contrate algum profissional que disponha de um sistema DEDICADO a fazer esse acompanhamento.
Nesse último caso, além de oferecer maior confiabilidade no acompanhamento do processo, também monitora pedidos de registro de marcas iguais ou parecidas com o da sua marca, podendo assim tomar as devidas providências caso você se sinta prejudicado de alguma forma.
Resumindo, temos as seguintes vantagens ao se contratar um sistema privado de acompanhamento:
- Maior robustez e confiabilidade
- Monitoramento de processos com nome da marca igual ou parecido (Ex: se sua marca é Raquel, o monitoramento identificaria as marcas Rakel, Raqquel, Rakkel, entre muitas outras combinações)
- Emissão de relatórios semanais com o status do seu pedido de registro
Agora que você já sabe como acompanhar pedido de registro gratuitamente e os benefícios de uma consultoria especializada, entre em contato com a Apolo e veja como podemos ajudar!
Olá! Tudo bem? Fiz o pedido de registro, porém deu “Em exame de mérito (encerrado prazo para cumprimento da exigência)”, quando vou no GRU para emitir o boleto de cumprimento da exigência ele me permite gerar o boleto. Se eu emitir o boleto consigo ainda fazer o cumprimento da exigência?
Josefina, obrigado pelo contato!
Se o prazo para cumprimento da exigência expirou, não há mais o que fazer a não ser repetir o pedido de registro de marca, gerando a GRU 389.
Atenciosamente
André Lacerda
Bom dia!
Tenho uma ideia para um dispositivo elétrico, mas não sei desenvolver o produto físico.
para patenteá-lo preciso em algum momento apresentar esse produto físico ou posso apresentar somente um esquema elétrico do produto para patentear? Seria a introdução de uma melhoria em um produto já existente.
Renildo,
Você pode obter um registro de patente sem ter o protótipo do produto. No entanto, você precisará embasar no relatório descritivo de tal forma que fique claro que seu invento atende ao requisito de atividade invetiva, bem como aplicação industrial e novidade.
Para atender ao quesito de atividade inventiva, você pode apresentar os resultados teóricos e experimentais, bem como desenhos, fluxogramas, etc.