8 passos para transformar uma empresa em rede de franquias

transformar uma empresa em rede de franquias

Como transformar uma empresa em uma rede de franquias? Expandir sua micro ou pequena empresa para o modelo de franquias pode ser uma excelente forma de alavancar seu empreendimento.

Grande crescimento, em um curto espaço de tempo, é uma das maiores vantagens do modelo de franquias. Isto ocorre, porque a abertura de novos pontos de venda conta com o aporte de capital dos fraqueados, que, em troca, recebem o direito de exploração dos ativos intangíveis, know-how do negócio e suporte constante do franqueado. Ao passo que, no modelo tradicional, o empreendedor conta apenas com capital próprio ou com crédito de bancos, situação que pode limitar muito as possibilidades de expansão.

Também, aplicando o modelo de franquias, são minimizados os custos indiretos envolvidos na abertura de filiais próprias. Quando você franquia uma empresa, você está basicamente alugando a outro empresário o direito de usar seu modelo comercial, marca e estratégias operacionais padronizadas.

Em troca, o franqueado retribui ao franqueador com taxas de franquia e royalties, e obtém um modelo de negócios já consolidado e um suporte contínuo para tornar o empreendimento um sucesso. Embora todo o processo de franquia de uma pequena empresa possa ser um desafio em muitos aspectos, também pode ser muito interessante financeiramente, para o franqueado e franqueador.

Passos para transformar uma empresa em rede de franquias

Confira a seguir os principais passos:

1º Passo: Certificar se seu negócio é franqueável

Realizar uma análise objetiva do negócio para determinar se sua empresa deve ser franqueada. Para isso, analise se seu produto ou serviço é único e competitivo o suficiente para lucrar em vários mercados e ser atraente para muitos outros empresários.

Então, se pergunte:

  • O negócio é lucrativo o suficiente para justificar a expansão? (com margens substanciais).
  • O modelo de negócio é fácil de replicar por outros empresários, gerentes e funcionários?
  • O mercado alvo é grande para absorver mais dos seus produtos ou serviços?

2º Passo: Sistematizar as operações

Sistematize suas operações de negócios em um passo a passo simples e claro de ser seguido por qualquer um. Você deve descrever o máximo de aspectos operacionais possível.

3º Passo: Manual do Franqueado

Produza um manual de estratégia de marketing e branding. Este Manual  auxiliará seu franqueado a atrair mais clientes e será um ativo a mais a ser licenciado nos contratos de franquia. Você deverá mostrar claramente como utilizar marca e a imagem da empresa, dentro da estratégia de marketing e branding já consolidada da matriz do negócio.

4º Passo: Preparar os contratos de franquia

Prepare seus contratos de franquia, contratos de licenciamento e royalties. Um dos principais documentos é o  Circular de Oferta de Franquia – COF, como exige a lei das franquias. Na COF será  explicado de forma clara alguns pontos do negócio como: perspectiva de faturamento, demonstrações financeira atual, descrição geral e detalhada, histórico, taxas, custos para o franqueado entre outros dados.

Mas, atenção: É altamente recomendável contratar um especialista em franchising para preparar esses documentos.

5º Passo: Proteger seus ativos intangíveis

Proteja a propriedade intelectual do negócio. Procure registrar no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – INPI, as marcas da empresa e de todos os produtos da empresa, bem como patentes, e/ou, desenhos industriais (de embalagens dos produtos, por exemplo).

Mas é necessário mesmo registrar?

Por lei, não é obrigatório. No entanto, protegendo propriedade intelectual da empresa, o franqueador, além de proteger sua marca, produtos e etc, poderá:

  1. Cobrar royalties das marcas, patentes, desenhos indústrias, softwares.
  2. Aumentar o valor do negócio, consequentemente cobrar mais pelas taxas de franquia.
  3. Ter maior controle sobre franqueados, tornando mais simples a manutenção da qualidade e metodologia dos procedimentos.

Além dos pontos mencionados acima, o empresário franqueador não correrá o risco de ter sua marca, patente ou desenho industrial utilizado por terceiros sem autorização ou pagamento dos royalties ao franqueador. Mas, lembre-se, SEMPRE faça uma busca de anterioridade antes de registrar.

6º Passo: Estabelecer o planejamento estratégico

Desenvolva uma projeção de negócios abrangente. Essa projeção será apresentada aos potenciais franqueados. O seu prospecto deve incluir o conceito de negócio, estratégia competitiva de mercado, estratégia de localização das lojas, estratégia de marketing, incluindo amostras de material de marketing), valores e custos que os futuros franqueados terão como: taxas de franquia e royalties.

7º Passo: Conte com ajuda de especialistas no assunto

Considere contratar um serviço e equipe de suporte para facilitar o início da operação e a manutenção  de seus franqueados. Sua equipe de suporte  será responsável por atender as demandas dos franqueados e garantir o controle de qualidade e operação conforme as diretrizes estipuladas por você. Estabeleça os padrões de serviço e insista sempre na excelência da qualidade dos serviços, sempre visando proteger e fortalecer a marca da franquia no mercado.

8º Passo: Venda seu negócio aos franqueados

É hora de partir para o mercado e oferecer seu modelo de franquia! Mas é preciso ter cuidado ao selecionar os franqueados. Estipule critérios para a escolha de quem trabalhará com você. Considere o perfil do franqueado, experiência, localização do futuro estabelecimento. Tendo sempre em mente preservar a reputação da marca, que é o principal ativo de qualquer franquia.

Considerações finais

Se você quer transformar uma empresa em rede de franquias, lembre-se: no modelo de franquias, o seu sucesso depende muito do sucesso dos seus franqueados. E, claro, se precisar e quiser contar com o apoio e suporte da Apolo para proteção de suas ideias, produtos e marcas, entre em contato clicando aqui.

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